Ingredientes:
1 Kg Abóbora cozida e escorrida
Sal - 1 colher (café)
4 Ovos (tamanho M)
6 colheres (sopa) de Açúcar
375 g Farinha
1 colher (sobremesa) de Fermento em pó
1 Laranja ( raspa e sumo)
1 cálice de Aguardente (usei Aguardente de medronho)
1 l de Óleo para fritar
Açúcar e Canela q.b. ( para polvilhar )
Preparação:
Descasquei, limpei e cortei a Abóbora em quadrados médios que coloquei num tacho a cozer com água e uma pitada de Sal. Depois de bem cozida, deixei-a a escorrer num passador de rede, durante umas horas, ou até de um dia para o outro. Com a Abóbora bem escorrida, pesei-a e reduzi-a a puré de uma forma grosseira, com a ajuda de um garfo.
Entretanto separei as Claras das Gemas, bati as Claras em Castelo e reservei-as.
Bati igualmente as Gemas e adicionei-lhe o puré de Abóbora . Seguidamente adicionei o Açúcar, a raspa e o sumo da Laranja e a Aguardente e envolvi tudo muito bem. Fui acrescentando a Farinha, peneirando entre adições (em 4 vezes) e o Fermento.
Finalmente adicionei as Claras em castelo, envolvendo muito suavemente, de baixo para cima.
Num tacho fundo e largo aqueci o Óleo e preparei-me para fritar os Sonhos, com a ajuda de uma colher de sopa que introduzi no Óleo antes da primeira colherada de massa, para ajudar a massa a descolar da colher.
De seguida fui deitando colheradas de massa a fritar, baixando o lume, para que os Sonhos se fossem virando facilmente, quase sozinhos e também para não os deixar escurecer demasiado, sem ficarem cozidos por dentro. Fui virando para que ficassem com uma cor uniforme e à medida que os fui retirando coloquei-os a escorrer em Papel absorvente.
Finalmente passei os sonhos numa mistura de Açúcar e Canela e ficaram prontos a servir.
Comentários
Enviar um comentário